Statia
- vieirabrancojulia
- 20 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Statia, uma das pequenas ilhas holandesas nas Caraíbas, transborda história, hospitalidade e alegria.
Fomos recebidos pelos alunos da única escola da ilha, que, durante três dias, nos acompanharam numa visita fantástica, onde aprendemos imenso sobre os costumes, a gastronomia, as diversas línguas (holandês, inglês e espanhol), as várias religiões, o quotidiano das pessoas as danças (tivemos um workshop de dança das Caraíbas) e as história desta pequena grande ilha,
Statia foi um importante local de trocas comerciais no século XVII, tendo sido considerada, a nível mundial, a ilha com o maior porto destinado a esta atividade. Foi também um local em que a escravatura teve um grande impacto. Tivemos a possibilidade de visitar um museu sobre os escravos em Statia, que foi extremamente esclarecedor e onde aprendi imenso sobre esta cruel realidade.
As pessoas nesta ilha são muitíssimo simpáticas e, com enorme orgulho no seu património, acolhem os estrangeiros com uma hospitalidade fantástica.
A estadia não podia ter terminado melhor do que com um churrasco no barco, em que os alunos de Statia e os do School at Sea se misturaram num convívio simpático e divertido.
Blue Ju
Comments