Travessia do oceano – parte II: scheepsovername
- vieirabrancojulia
- 12 de abr. de 2016
- 1 min de leitura

Tal como já referi em posts anteriores, durante os seis meses há quatro scheepsovernamen: quatro ‘take overs’ do navio, em que os alunos assumem todas as funções da tripulação profissional.
Dentro de, por ordem de hierarquia, capitão (tem que ter uma visão global de todos os pequenos pormenores do barco), oficial (define o curso, trabalha a parte técnica de navegação, garante a segurança da tripulação e orienta o trabalho do bootsman), bootsman (a pessoa que orienta o içar e baixar das velas e a componente mais prática), cozinheiro, engenheiro ou uma outra função, inventada pelos alunos. Temos que escrever uma candidatura e entregá-la ao Martin, o Capitão.
Nas últimas trezentas milhas da travessia oceânica teve lugar a terceira scheepsovername, em que eu desempenhei a função de stuurman (oficial).
Foi uma experiência absolutamente fantástica! Sem dúvida que desenvolvi as minhas capacidades em termos de navegação muitíssimo, num período curtíssimo de tempo.
Tive que liderar o turno da 1-5 (tanto da tarde como da manhã) e tomar decisões importantes quanto ao nosso percurso e quanto a mudança de direção do vento ou, por exemplo, aumento de intensidade.
Foi também fantástico e muito recompensante ver o respeito e simpatia com que os meus colegas me aceitaram como oficial e me trataram como tratam os oficiais profissionais, o que tornou toda a experiência muito realista e “learningful”.
Blue Ju
Comments