top of page

School at Sea, obrigada!


Já em casa, depois de uma semana atribulada a voltar às rotinas antigas e a digerir todas as emoções que têm sido os últimos dias, consegui, finalmente, escrever um texto para finalizar este blog de uma viagem que para sempre me marcará.

Vivi com o grupo do School at Sea seis meses, com momentos felizes, engraçados, únicos e muitíssimo especiais. Aprendi tanto com o School at Sea que acaba por ser difícil transferir todo este conhecimento para palavras. Como é que posso transmitir todas as emoções, sentimentos controversos, lugares lindos, céus estrelados, momentos tão felizes, os turnos e os dias de escola atribulados?

Como é que posso escrever sobre aquilo que somente senti?

Um dos meus objetivos com o School at Sea é, e sempre foi, partilhar com outros esta experiência fantástica e só o posso fazer ultrapassando esta dificuldade, por isso, vou tentar.

No primeiro dia de School at Sea estava muitíssimo assustada. Foi uma mudança radical na minha vida em que o mundo rodou 180º, não estando eu à espera que a mudança fosse tão marcada. Tal como referi no blog relativo ao "dia seis", o primeiro blog da vida a bordo (link: http://vieirabrancojulia.wix.com/bluejusas#!Amsterdam-day-6/c90x/562941650cf2dee0be9506d2), passei de um quarto só para mim, para um quarto com mais três raparigas, de aproximadamente 4 metros quadrados. Passei de uma mesa de cinco pessoas para uma sala de jantar de quarenta. Passei do beijinho de boa noite dos meus pais, para o balanҫar das ondas que me fez adormecer. Saltei de um mundo para o outro, e adorei. Ainda tenho, na primeira página do meu diário, uma mensagem de uma das minhas colegas de quarto, dizendo: “Não te preocupes, vai tudo correr bem. Continua positiva porque eu tenho a certeza que vamos ultrapassar tudo isto juntos.”- E é verdade, ultrapassámos, de facto, tudo isto juntos.

O School at Sea é tudo menos um período de seis meses de férias – trabalhámos muito, rimos, mas também chorámos, tivemos momentos felizes, mas também algumas frustrações. Claro que há aspetos da vida a bordo com que não concordamos mas até essas pequenas coisas ensinaram-me imenso. Ensinaram-me a defender as minhas ideias e opiniões, algo que me fez uma pessoa mais positiva e feliz.

Aprendemos muitíssimo sobre velejar, culturas diferentes e diferentes ideias, tudo isto enquanto trabalhámos no nosso processo escolar individual. Atravessámos duas vezes o enorme Oceano Atlântico, passámos de céus azuis fantásticos, para momentos fortíssimos de tempestade. Tivemos que discutir, como grupo, assuntos muitíssimo pesados. Conhecemos pessoas diferentes e começámos a aceitar outras ideias.

O dia enorme, emocionante, do adeus/olá, que todos os sassers aguardaram com tanta insegurança já chegou. Velejamos rumo ao dia dezasseis de abril e a cada milha que ultrapassámos tornei-me mais e mais grata por ter tido a oportunidade de experienciar tudo isto. Tornei-me mais e mais grata por todas as pessoas que, em casa, me acompanharam e me animaram nos momentos mais difíceis. Pelas quatro pessoas mais fantásticas do mundo, Pai, Mãe, Mimi e Beco, por terem vivido isto como uma experiência nossa e pelo apoio absolutamente incondicional. A cada milha que ultrapassámos tornei-me mais e mais grata por ter tido o School at Sea na minha vida e por ter a certeza que estes seis meses e todas estas pessoas ficarão comigo para sempre.

Blue Ju


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page