top of page

Eigen reis no Panamá


No dia 17 de janeiro fomos deixados em Portobelo, uma cidade no centro da costa atlântica do Panamá.

Fomos largados em grupos de sete alunos, acompanhados por um professor, com uma única instrução: dentro de oito dias tínhamos que estar em Bocas del Toro, no extremo Oeste do país.

Com apenas $ 200 por pessoa fomos largados ao desconhecido, entusiasmadissimos com o desafio que enfrentávamos.

Nos oito dias de viagem, parámos em Colon, Panama City, El Valle, Santiago, David, Boquete e, por fim, Bocas del Toro.

Parámos em Colon, de passagem, em direção a Panama City. Decidimos não pernoitar nesta cidade porque é uma cidade extremamente pobre, onde a criminalidade é muito alta. Os locais andam descalços, dormem na rua e olham para as outras pessoas com imensa desconfiança.

Em Panama City passámos dois dias, que foram absolutamente fantásticos. Visitamos a parte velha, e mais pobre, da cidade e passámos também pela parte nova, extremamente moderna e rica.

A diferença entre as duas partes da cidade é abismal. Num lado, há pessoas a dormir na rua, paupérrimas, e do outro pessoas de negócios, sem qualquer tipo de preocupação com o dinheiro que gastam.

Antes de partirmos para El Valle, como não podia deixar de ser, visitámos o importantíssimo Canal do Panama. É impressionante!

El Valle é uma pequena cidade, no centro do Panama. É de uma beleza natural fantástica e as pessoas são muitíssimo simpáticas!

Santiago foi a paragem seguinte. É uma cidade importante do Panamá, utilizada por camionistas e condutores de todo o país para passar uma boa noite de sono.

Numa praia, a alguns quilómetros de David, dei o meu primeiro mergulho no Oceano Pacífico! Jantámos num restaurante na praia e pendurámos as nossas redes numas palmeiras, onde passámos a noite. Foi espetacular.

Depois de David, partimos para Boquete, que foi, sem dúvida, a minha paragem preferida.

Visitámos as Lost Waterfalls, umas cascatas lindíssimas, no topo de uma montanha.

Tivemos também um passeio fantástico a cavalo, com um guia que nos explicou imenso sobre a cidade!

Antes de nos despedirmos de Boquete, visitámos o Mercado das Flores e do Café, onde vimos milhares de flores diferentes e onde o nosso professor provou imensos tipos de café!

Por fim, Bocas del Toro. Uma pequena ilha no extremo Oeste do Panamá, junto à fronteira com a Costa Rica, com imensos surfistas e reformados, a aproveitar a calma da ilha e as praias fantásticas.

Dois aspetos engraçados desta expedição foram as dormidas e os transportes.

De cada vez que chegámos a uma cidade, tivemos que procurar uma residencial barata. Tentámos sempre regatear, para conseguir um bom preço e, na maioria das vezes, conseguimos ótimos descontos!

Os transportes no Panamá são também algo hilariante! Pequenos autocarros, atulhados de pessoas e malas, passam por todo o país, parando assim que vêm alguém interessado em entrar no autocarro. Para estes pequenos autocarros, que são mais baratos, não há propriamente paragens, "vão parando".

Passámos oito dias fantásticos, ainda que muito cansativos, porque, para poupar dinheiro, não dormimos sempre nas melhores condições.

Aprendi imenso e nunca me irei esquecer desta viagem espetacular pelo Panama!

Blue Ju


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page