top of page

Escola a bordo

Tal como o nome do projeto indica, uma das componentes mais fortes do School at Sea é a escola.

Não obstante da sua importância, é uma componente difícil de gerir, que exige imensa autodisciplina e motivação.

Em períodos de mar temos escola dia sim dia não, mas quando estamos em terra, os dias dedicados à escola variam consoante a planificação da viagem – se tivermos uma expedição mais longa, podemos não ter escola durante uma semana, mas se o plano de atividades assim o permitir, podemos também ter dois ou três dias de escola seguidos.

Outro fator que torna a “tarefa escola” mais difícil, é o facto de termos que estudar sozinhos, levando a cabo uma planificação que nós, alunos, fizemos no início da viagem.

Temos apenas 60 dias úteis de escola e nestes 60 dias temos que fazer o mesmo que os nossos colegas fazem em cerca de 109 dias úteis. É um desafio enorme!

No ínicio do projeto tive momentos de stress porque estava com imenso receio de não conseguir atingir as metas definidas. Em determinadas situações acabei por escolher estudar em vez de aproveitar o fantástico que estava à minha volta.

Nestes momentos menos agradáveis, tive longas conversas com o meu mentor, que me ajudou a ver que é possível, desde que tenhamos muito claro na nossa mente aquilo que nós queremos e como é que o podemos alcançar.

Penso que à medida que os dias de escola têm passado, estou a criar um método cada vez mais prático e eficaz de estudar autonomamente.

Estamos agora nos quinze dias de escola e estou a par da minha planificação! Estou igualmente contente com a primeira ronda de t

estes que fiz, que os meus professores na Horta corrigiram e me enviaram os resultados! Estes testes foram os mesmos que os meus colegas na Horta fizeram.

Desde que chegamos às Caraíbas entrou um novo horário de escola em vigor: o horário tropical. Este horário corresponde a uma nova planificação do dia de escola, em que temos ‘aulas’ entre as 8:30 e as 13:00, no período entre as 13 e as 16:30 temos uma pausa para nadar no mar cristalino que nos rodeia e às 16:30 retomamos a escola, até às 19.

Este horário ajudou-me imenso no processo de estudo, porque permite conciliar a escola com a verdadeira experiência das Caraíbas.

Blue Ju

(texto escrito no início de janeiro 2016)


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page